Como Fazer Projeto de TCC – Modelo de Projeto de Pesquisa Pronto

Uma das tarefas mais complicadas da graduação é a realização do Trabalho de Conclusão de Curso. Devido à falta de um modelo de projeto específico e de orientações precisas. Associado à da grande diversidade de temas a serem abordados em cada um dos cursos. Veremos como fazer um projeto de TCC e ter o modelo de projeto de pesquisa pronto para apresentar ao orientador.

O TCC é de extrema importância para o aprendizado pessoal e para o incentivo de pesquisas acadêmicas. Para elaborar um bom projeto de TCC o aluno deve saber interpretar e correlacionar referências externas.

Além de buscar formas eficazes de relacionar tudo o que foi desenvolvido em teoria à prática, fator indispensável na formação de um bom profissional. Porém, elaborar um Projeto de pesquisa sozinho e desenvolver de forma coesa é um grande desafio.

Principalmente para quem não está acostumado a escrever longos textos.

A falta de organização, de tempo e até mesmo a ausência de orientador são as principais barreiras a serem enfrentadas. Alguns alunos, inclusive, não sabem por onde começar o projeto de pesquisa e nem fazem ideia de qual a finalidade de seu TCC. Para esses casos, existem alternativas práticas e eficientes de organização e elaboração de modelos de projeto.

A Importância de Projeto de pesquisa

O pré-projeto é necessário pois ajuda o aluno a colocar as ideias no papel, de forma natural e intuitiva. Em geral a fase do projeto de pesquisa consiste em desmembrar toda a estrutura do TCC. Assim encontrar definições para cada uma de suas partes, de modo a organizar e estruturar.

Esse esquema funciona como um grande rascunho, numa estrutura muito semelhante à de um mapa mental. Onde os conceitos são interligados para orientar o raciocínio e assim poupar tempo e facilitar a compreensão do todo.

Para te ajudar a Fazer um Projeto de TCC da maneira correta acesse o Minicurso do Guia da Monografia

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR

Os 5 Passos Para Elaborar um Modelo de Projeto Pronto

Projeto de pesquisa

 

O projeto de pesquisa pode ser dividido em 5 principais tópicos que, juntos, formam o modelo de projeto de pesquisa de um TCC.

Seguir essa estrutura reduz significantemente as chances do TCC ser reprovado. Garante que nenhum dos principais pontos deixe de ser abordado ao longo da tese.

Os 5 passos seguem uma linha de afunilamento de informações, ou seja, parte do princípio geral do TCC. De modo que a pesquisa fique objetiva e consiga se fundamentar. Quanto mais generalizada for a abordagem de uma pesquisa, mais difícil será para chegar em uma conclusão verídica e aplicável.

1 – Justificativa e Problema do Projeto de pesquisa

Para uma boa justificativa do TCC é necessário reunir algumas informações essenciais do modelo de projeto. O estudante deve conhecer a finalidade de seu problema, em suma, o porquê esse problema existe. Em seguida deve reconhecer qual a relevância do seu trabalho para o problema, também é necessário compreender qual o público alvo a ser atingido com tal projeto de pesquisa.

Por fim é preciso apontar as teorias nas quais a tese foi baseada, explicitando livros, teóricos e até mesmo situações.

Essas informações são essenciais para a formação de uma justificativa completa. Para tornar o texto coeso é recomendado relacionar informações e estruturar o texto de maneira clara.

Exemplificando, o aluno poderá demonstrar a relação entre o público alvo e o problema. Explicando a verdadeira motivação que faz com que esse público em questão tenha interesse na causa.

Para o problema de pesquisa o aluno deverá criar uma Pergunta-Problema, uma pergunta que será a base da argumentação contra o problema.

Essa pergunta deve ser elaborada através da colocação do problema frente à situação atual na qual o mesmo se encontra. Seguida da introdução de uma solução hipotética que será defendida através da argumentação.

O problema de pesquisa deve ser elaborado de modo que a especificação do tema do TCC seja a solução hipotética citada. Deve-se justificar o motivo da situação atual do problema ser inadequada.

E por fim citar quais vantagens a solução proposta trará para a sociedade.

2 – Escolher o Tema do TCC e fazer a Delimitação

Agora é a hora de escolher o tema do TCC. Nesse ponto é importante anotar em que o aluno realmente quer se aprofundar.

Verbos como ‘conhecer’, ‘compreender’, ‘aplicar’, ‘analisar’, ‘sintetizar’ e ‘avaliar’ são fundamentais para encontrar a direção do tema.

Um Projeto de pesquisa sobre a aplicação de um produto numa situação será diferente de um trabalho que visa compreender a estrutura daquele mesmo produto. Portanto, para elaborar o tema deve-se unir uma das ações com o assunto de interesse e em seguida acrescentar uma especificação para tal ação.

Por exemplo, na área de biologia, o aluno pode desenvolver um TCC com o tema (Compreensão) (de animais marinhos em extinção) (frente às interpéries climáticas).

O tema deve ser algo amplo, pois será destrinchado nos demais passos do seu projeto de pesquisa.

O tema do TCC funciona da mesma forma que um diamante bruto, necessitando do processo de lapidação para chegar a sua forma ideal.

Ao delimitar o tema o aluno estará lapidando o tema, cortando excessos e restringindo sua pesquisa em um setor específico. Através da delimitação do tema será possível identificar quais as áreas para coletar informações, além de garantir uma maior precisão no processo de argumentação.

3 – Definir o Objetivo Geral e Objetivos Específicos

O objetivo geral, como o próprio nome explicita, é a seção na qual deverá ser explicado os benefícios propostos no modelo de projeto de pesquisa. O aluno deve se perguntar qual o maior benefício do sua pesquisa e em qual local ou teoria essa solução se situa.

O objetivo geral de um projeto de TCC deve envolver a finalidade do trabalho, o problema a ser tratado e a solução e seus respectivos benefícios.

Mais uma vez a correlação entre esses pontos é o que fará do objetivo geral algo coeso e aplicável.

Nesse passo é importante destrinchar todo o projeto e encontrar o principal ponto da pesquisa e através dele compreender qual a solução proposta para o problema.

Por isso que a delimitação é importante que já esteja pronta. Pois, ela auxilia o aluno a não divagar em teorias que não pertençam ao meio de pesquisa do modelo de pesquisa.

Os objetivos específicos aprofundam o proposto no objetivo geral. Nesse ponto o problema e as soluções hipotéticas serão analisados através de referenciais teóricos e práticos.

No referencial teórico é preciso situar o objetivo geral no problema e dessa forma conceituar, descrever e diferenciar os pontos citados.

Já no âmbito da prática, é preciso realizar a pesquisa, a análise e a apresentação daquilo que fora concluído ao longo do projeto de TCC. Esse passo é essencial para chegar ao máximo de detalhes e assim garantir a precisão dos dados e evitar lacunas na argumentação.

4 – Metodologia do Projeto de Pesquisa pronto

Agora você precisa falar qual tipo de metodologia foi usada para seu projeto de pesquisa. Primeiramente saiba que a metodologia do projeto é diferente da metodologia do TCC.

Em hipótese nenhuma você pode usar o conteúdo desta metodologia lá no seu TCC pois pode cair em plágio.

ACESSE O MINICURSO DE PRE PROJETO DE TCC

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR

O projeto de pesquisa tem uma metodologia básica, já a do TCC você precisará colocar maiores referências reforçando seu trabalho.

Há vários tipos de metodologias cientificas, aqui iremos destacar os mais comuns em projetos de pesquisa

São eles: levantamento de opinião, estudo de campo, estudo de caso e estudo bibliográfico. Neste post vamos falar sobre 2 tipos.

O levantamento de opinião é feito através da opinião que determinados indivíduos tem sobre um bem, um serviço etc. A melhor maneira de averiguar é perguntar para alguém que já usufruiu deste.

Sendo assim, é feita uma pesquisa com esses indivíduos, a isso foi dado o nome de Levantamento de Opinião.

Essa é um dos tipos de metodologias mais trabalhosos. Pois, será preciso elaborar questionários, formulários e entrevistar a população.

Porém ele permite identificar se algo está ou não funcionando corretamente

O estudo de campo faz uma análise minuciosa de grupos sociais. Por vezes o pesquisador precisa ir até o local e passar a conviver por um tempo com as amostras. Após isso, ele deve fazer perguntas a respeito do estudo e algumas anotações.

Esse tipo de pesquisa faz com que o autor entre em contato direto com o ambiente onde o problema ocorre.

5 – Coloque nas Normas ABNT

Agora que você já tem essas partes prontas, é a hora de formatar nas normas ABNT. Para isso vou deixar aqui um Modelo de Projeto de Pesquisa Pronto.

>>> BAIXAR MODELO <<<

Use apenas como referência, a formatação desse modelo.

Seu Projeto de Pesquisa Pronto com Minicruso Gratuito

Projeto de pesquisaPara agilizar o seu projeto de pesquisa mais rápido, vou deixar aqui O minicurso de Pré projeto de TCC.

Este minicurso é Totalmente Gratuito. Basta fazer clicar começar seu Projeto de pesquisa,

>> ACESSAR MINICURSO GRATUITO DE PRÉ PROJETO <<<

No Minicurso são abordados os 5 passos destacados no artigo, usando um construtor de projeto. No final você pode exportar seu projeto já configurado nas normas ABNT.

Bom trabalho!

Recapitulando:

  • Justificativa e Problema do Projeto de pesquisa
  • Escolher o Tema do TCC e fazer a Delimitação
  • Definir o Objetivo Geral e Objetivos Específicos
  • Metodologia do Projeto de Pesquisa pronto
  • Coloque nas Normas ABNT

Para Facilitar a sua Vida acesse o Minicurso de Pre projeto e faça tudo em apenas 2 horas!

Avaliação
Data
O que Achou?
Minicurso melhor do mundo!!! Muito feliz, o gerador de elementos do curso é um sonho de todos estudantes. Que Deus abençoe, e continue lhe dando muita sabedoria
Estrelas
51star1star1star1star1star